Não há países que permitam a brasileiros fixar residência permanentemente sem a necessidade de visto ou de um processo formal de imigração. A isenção de visto para brasileiros se aplica a viagens de turismo por um período limitado, geralmente de 30 a 90 dias, e não para moradia.
No entanto, existem acordos e programas que facilitam o processo de obtenção de residência para brasileiros em alguns países. Esses são os caminhos mais fáceis para quem deseja morar no exterior.
Países do Mercosul
Os países membros do Mercosul e associados (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) possuem um Acordo de Residência que facilita a imigração de cidadãos brasileiros. Por meio desse acordo, é possível solicitar uma autorização de residência temporária de até dois anos. Após esse período, é possível solicitar a residência permanente. O processo é menos burocrático, mas ainda exige a apresentação de documentos.
Portugal
Portugal é um dos destinos mais procurados por brasileiros e oferece algumas facilidades para a mudança. Embora seja necessário um visto de residência, o processo é mais simplificado devido aos laços culturais e linguísticos. Há diferentes tipos de vistos, como para trabalho, estudo, empreendedorismo ou para aposentados. Além disso, o país tem programas que incentivam a imigração, e o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres permite que brasileiros em Portugal tenham acesso a direitos civis semelhantes aos de cidadãos portugueses.
Outras opções que facilitam a imigração
Além desses países, outros destinos têm programas que facilitam a entrada de imigrantes qualificados ou que desejam empreender. No entanto, em todos esses casos, o visto de residência é um requisito para morar legalmente. Alguns exemplos são:
- Canadá: Possui programas para profissionais qualificados.
- Alemanha: Incentiva a imigração de estudantes e profissionais.
- Espanha: Tem interesse em receber mão de obra estrangeira e oferece incentivos para imigrantes.
Lembre-se que, para qualquer país, a entrada como turista é diferente de fixar residência. Para morar legalmente, é fundamental se informar sobre os requisitos específicos, como tipo de visto, documentos necessários e prazos, no consulado ou embaixada do país de interesse.