A divisão física do mundo pode ser feita de diversas maneiras, e a mais comum e aceita universalmente é a que se baseia em continentes e oceanos. Essa abordagem é a mais completa para classificar todos os territórios, pois abrange tanto as grandes massas de terra quanto as áreas de água.
Vídeo. Fonte: YouTube, Fernando Roth. https://youtu.be/oHK_gXn9zoo?si=Gj3ZVF148efH08fT
Imagem. Fonte: https://pt.wallpapers.com/foto/imagens-do-mapa-mundial-1920-x-1398-7y7ao5luhvmphl77.html (Wallpaper by lemonhead from Wallpapers.com)
Continentes
Os continentes são as grandes massas de terra que formam o planeta. A classificação mais utilizada reconhece sete continentes:
- América do Norte
- América do Sul
- Europa
- Ásia
- África
- Oceania (muitas vezes considerada um continente-ilha, por ser composta por uma massa de terra principal e milhares de ilhas)
- Antártica
Territórios Insulares (Ilhas)
As ilhas, ou territórios insulares, são massas de terra cercadas por água. Elas se relacionam com os continentes de duas maneiras principais:
- Ilhas Continentais: São ilhas que estão sobre a mesma plataforma continental que um continente próximo. Um exemplo clássico é a Grã-Bretanha, que faz parte da plataforma continental da Europa.
- Ilhas Oceânicas: São ilhas que não estão em uma plataforma continental e se formaram por atividade vulcânica no fundo do oceano. O Havaí, por exemplo, é um arquipélago de ilhas oceânicas.
Oceanos
Os oceanos são as grandes massas de água que separam os continentes. A divisão mais comum considera cinco oceanos:
- Oceano Pacífico
- Oceano Atlântico
- Oceano Índico
- Oceano Ártico
- Oceano Antártico (ou Austral)
A Melhor Divisão Geográfica Física
A melhor forma de dividir o mundo fisicamente é usando a combinação de continentes, oceanos e ilhas. Essa abordagem é a mais completa porque:
- Os continentes classificam as maiores massas de terra.
- Os oceanos classificam as maiores massas de água.
- A categoria de ilhas (ou territórios insulares) permite a classificação de todas as outras massas de terra, grandes ou pequenas, e indica se elas estão ligadas a um continente (ilhas continentais) ou se formaram de forma independente no meio do oceano (ilhas oceânicas).
Portanto, a classificação mais eficaz é a que divide o mundo em continentes e oceanos, com uma sub-classificação para as ilhas que explica sua origem e relação com os continentes.
Essa abordagem ajuda a organizar o mundo de forma clara, diferenciando as grandes massas de terra e água de todas as outras formações geográficas.