O que existe além do US GAAP e do IFRS?

Sumário

Além do US GAAP (Generally Accepted Accounting Principles dos EUA) e do IFRS (International Financial Reporting Standards), que são os padrões mais conhecidos globalmente, existem diversos outros conjuntos de padrões contábeis importantes, principalmente em nível nacional ou regional.

Padrões Contábeis Nacionais e Regionais

Muitos países mantêm seus próprios conjuntos de princípios contábeis. Embora o movimento de harmonização tenha levado muitos a adotar ou adaptar o IFRS, alguns ainda utilizam seus próprios padrões.

  • Padrões Contábeis Nacionais (Local GAAP): São os conjuntos de regras obrigatórios para as empresas que operam em uma jurisdição específica e que não são exigidas a utilizar IFRS.

    • China GAAP (CAS – Chinese Accounting Standards): Embora possua uma alta convergência com o IFRS em muitos aspectos, ainda contém diferenças significativas e é o padrão doméstico na China.

    • J-GAAP (Japanese Generally Accepted Accounting Principles): É o padrão principal no Japão. Embora o Japão permita que empresas listadas usem IFRS ou US GAAP (além de um IFRS modificado), o J-GAAP é amplamente utilizado.

    • K-IFRS (Korean International Financial Reporting Standards): A Coreia do Sul adotou um conjunto de padrões baseado no IFRS, mas ainda é tecnicamente um conjunto de padrões domésticos com algumas adaptações locais.

    • Contabilidade Baseada em Leis Comerciais: Em alguns países, particularmente na Europa Continental (antes da adoção do IFRS), as regras contábeis estavam mais intrinsecamente ligadas às leis fiscais e comerciais do que a um conjunto independente de princípios contábeis.

  • Padrões Contábeis para Pequenas e Médias Empresas (PMEs):

    • IFRS para PMEs: O International Accounting Standards Board (IASB), responsável pelo IFRS, também emitiu uma versão simplificada, o IFRS para PMEs, que é amplamente adotado em muitos países para empresas não listadas em bolsa.

    • Padrões Contábeis Nacionais para PMEs: Muitos países têm suas próprias versões simplificadas do seu GAAP ou do IFRS para atender às necessidades de relatórios de pequenas e médias empresas.

Padrões Contábeis Específicos

Existem padrões ou estruturas de relatórios desenvolvidos para setores ou tipos de entidades específicos:

  • Contabilidade do Setor Público (IPSAS): Os International Public Sector Accounting Standards (IPSAS) são emitidos pelo IPSASB (International Public Sector Accounting Standards Board). Eles são baseados no IFRS e são usados por governos e entidades do setor público em muitos países.

  • Contabilidade Regulatória: Setores altamente regulamentados, como Bancos, Seguros e Utilities, frequentemente têm requisitos contábeis adicionais ou modificados impostos por seus reguladores específicos.

  • Contabilidade Fiscal: Em muitos países, as regras contábeis para fins de cálculo de impostos são diferentes das regras de relatórios financeiros para fins de investidores. A contabilidade fiscal (tax accounting) é um conjunto de regras separado.

O panorama global tende à consolidação em torno do IFRS (ou IFRS para PMEs) e do US GAAP, mas a diversidade de padrões nacionais e regionais ainda é uma realidade.

YouTube
Instagram
Rolar para cima