Comer bem começa no conhecimento. Se você já se sentiu perdido na feira ou quer entender exatamente o que está colocando no seu corpo, este guia é para você.
Muito além de acompanhamentos, as hortaliças são a base da vitalidade humana.
Neste artigo, vamos simplificar a classificação técnica desses alimentos e, de bônus, te mostrar o caminho para acompanhar os preços direto na fonte, no CEASA. Nutrição e inteligência financeira em um só lugar.
Adicionamos uma seção final ao artigo com os links oficiais das principais unidades do CEASA no Brasil para que os leitores possam consultar os preços em tempo real.
O que são Hortaliças? O Guia Completo sobre Verduras e Legumes
Você já parou para pensar na diversidade de cores e texturas que chegam ao seu prato na hora do almoço? Muitas vezes chamamos tudo de “salada”, mas o mundo das hortaliças é vasto e organizado de uma forma muito interessante.
Neste artigo, vamos desvendar o que define uma hortaliça e como elas se dividem em grupos que facilitam o nosso dia a dia na cozinha.
Afinal, o que define uma hortaliça?
De forma técnica e precisa, podemos definir que:
Hortaliças são plantas de consistência herbácea e que, em sua maioria, possuem ciclo curto.
Isso significa que são plantas de tecidos “macios” (diferente de uma árvore com tronco lenhoso) e que crescem e estão prontas para o consumo em um período relativamente rápido. Elas são popularmente conhecidas como verduras e legumes, sendo essenciais para uma dieta rica em vitaminas, minerais e fibras.
Os 3 Principais Tipos de Hortaliças
Para facilitar o estudo e o plantio, as hortaliças são classificadas de acordo com a parte da planta que costumamos comer. Elas possuem três categorias fundamentais:
1. Hortaliças Tuberosas
São aquelas que se desenvolvem dentro do solo. O que comemos são as partes subterrâneas, que podem ser raízes, tubérculos ou caules modificados que acumulam nutrientes para a planta.
-
Exemplos clássicos: Batata, cenoura, beterraba, rabanete e mandioca.
-
Dica culinária: Por crescerem sob a terra, costumam ser mais densas e excelentes para assados ou cozidos.
2. Hortaliças Herbáceas
Neste grupo, a parte consumida está acima do solo. São plantas onde aproveitamos as partes verdes e macias, que podem variar entre:
-
Talos e hastes: Aspargos e aipo.
-
Folhas: Alface, rúcula e espinafre.
-
Inflorescências: Couve-flor e brócolis.
3. Hortaliças-fruto
Aqui entra uma curiosidade botânica: embora as tratemos como legumes na cozinha, biologicamente elas são frutos, pois protegem as sementes da planta. No grupo das hortaliças-fruto, a parte consumida é especificamente o fruto, seja ele verde ou maduro.
-
Exemplos clássicos: Tomate, pepino, abóbora, beringela e quiabo.
Tabela Resumo: Diferenças Rápidas
| Categoria | Onde se desenvolve? | Exemplos |
| Tuberosas | Debaixo da terra | Batata, Cenoura |
| Herbáceas | Acima da terra (folhas/flores) | Alface, Couve-flor |
| Fruto | Acima da terra (frutos) | Tomate, Pimentão |
Acompanhe os Preços no Mercado
Se você é produtor, comerciante ou apenas um consumidor consciente que gosta de acompanhar as variações de mercado, é possível verificar a cotação diária das hortaliças diretamente nos órgãos oficiais.
Abaixo, listamos os links para as listas completas de preços do CEASA nas principais regiões:
-
Nacional (CONAB): Portal Brasileiro de Comercialização Hortigranjeira
-
São Paulo (CEAGESP): Cotações de Preços no Atacado
-
Minas Gerais (CEASA-MG): Consulta de Preços Diários
-
Rio de Janeiro (CEASA-RJ): Boletim de Preços Diários
-
Paraná (CEASA-PR): Cotação Diária de Preços
-
Distrito Federal (CEASA-DF): Portal de Serviços – Preços
Por que incluir hortaliças na dieta?
Além de trazerem cor ao prato, o consumo variado desses três tipos garante que o corpo receba diferentes fitoquímicos. Enquanto as tuberosas costumam fornecer mais energia (carboidratos), as herbáceas são campeãs em fibras e as hortaliças-fruto são ricas em antioxidantes.
Agora que você já sabe a diferença técnica entre elas e onde acompanhar os preços, que tal diversificar o seu carrinho de compras?

