A lógica por trás da nomenclatura das rodovias nos Estados Unidos

Assista o vídeo abaixo de Alex Nevzorov (@alex_nevzorov_br):

Vídeo. Disponível em https://www.instagram.com/reel/DKrOyDEP8oJ/?igsh=bmdwZG12cjlkbmdy

 

Você sabia que a nomenclatura das rodovias nos Estados Unidos segue uma lógica?

A nomeclatura das rodovias nos Estados Unidos segue uma lógica bem definida, especialmente para as rodovias interestaduais (Interstate Highways) e as U.S. Routes.


 

Interestate Highways (Rodovias Interestaduais)

 

Essas rodovias são a espinha dorsal do sistema rodoviário do país. Elas se distinguem por um padrão numérico simples e eficiente.

  • Rodovias com um ou dois dígitos:
    • Norte-Sul: As rodovias que correm no sentido norte-sul recebem números ímpares, que aumentam de leste para oeste. Por exemplo, a I-5 fica na costa oeste, enquanto a I-95 está na costa leste.
    • Leste-Oeste: As rodovias que correm no sentido leste-oeste recebem números pares, que aumentam de sul para norte. A I-10 fica no sul do país, enquanto a I-90 está no norte.
  • Rodovias com três dígitos:
    • Essas rodovias são ramificações de uma rodovia principal (de um ou dois dígitos) e geralmente são usadas para circundar cidades, formar anéis rodoviários (beltways) ou servir como conexões urbanas.
    • Primeiro dígito par: A rodovia é um anel rodoviário ou uma rota de desvio que, em algum momento, se reconecta à rodovia principal. Por exemplo, a I-495 em Washington D.C. é um anel rodoviário que circula a cidade, se conectando com a I-95.
    • Primeiro dígito ímpar: A rodovia é uma rota de esporão (spur route) que se ramifica de uma rodovia principal, mas não se reconecta a ela. Por exemplo, a I-295 em Nova York é uma via que se conecta com a I-95, mas não forma um circuito completo.

 

U.S. Routes (Rodovias Federais)

 

Essas rodovias são mais antigas que as interestaduais e geralmente correm através de cidades e vilarejos. Embora o sistema de numeração seja semelhante, ele é mais antigo e não segue o mesmo padrão rígido das interestaduais.

  • Norte-Sul: Têm números ímpares, como a US 1.
  • Leste-Oeste: Têm números pares, como a US 66 (a famosa Route 66).

Esses sistemas garantem que, mesmo sem um mapa, você tenha uma ideia geral da direção e do tipo de rodovia em que está, o que facilita bastante a navegação.

O sistema de numeração de três dígitos é utilizado para as rodovias secundárias que se ramificam das principais interestaduais.

A lógica é a seguinte: o último ou dois últimos dígitos de uma rodovia de três dígitos se referem à rodovia principal à qual ela está conectada. Por exemplo:

  • I-295 é uma rodovia secundária que se conecta à I-95.
  • I-476 se conecta à I-76.
  • I-285 se conecta à I-85.

O primeiro dígito de uma rodovia de três dígitos indica o tipo de rota:

  • Se for par, a rodovia é um “anel viário” ou “rota de contorno” (também chamada de beltway). Ela geralmente circunda uma área metropolitana e, em algum ponto, se conecta novamente à rodovia principal. A I-495 (em Washington, D.C.) é um exemplo famoso.
  • Se for ímpar, a rodovia é uma “rota de esporão” (spur route). Ela se ramifica da rodovia principal e vai para uma cidade ou área urbana, mas não se reconecta à rodovia principal. Um exemplo é a I-355, em Chicago.

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