Petróleo e Renda Passiva: Investimento Norueguês em Ações

Assista o vídeo de Rica Santana (@rica_santana) abaixo:

https://www.instagram.com/reel/DN-6390AkfA/?igsh=bXh5cmMyOG9zcGZ5

O Estado da Noruega investe em ações por meio do seu fundo soberano.

Gera renda passiva por meio de ativos formando reservas internacionais para suprir diminuição de renda quando as reservas de petróleo do país se exaurirem.

O Estado da Noruega investe em ações? O que são feitos com os rendimentos, com a renda passiva gerada por esses ativos?

 

Sim, o Estado da Noruega investe em ações, e isso é feito por meio do seu fundo soberano, oficialmente chamado de Fundo de Pensão do Governo Global (Government Pension Fund Global – GPFG). Este é um dos maiores fundos soberanos do mundo e foi criado para investir os excedentes da produção de petróleo e gás da Noruega.

 

Como os rendimentos são utilizados?

 

Os rendimentos, ou a renda passiva gerada por esses ativos (ações, títulos de dívida, imóveis, etc.), são gerenciados com um objetivo principal: garantir a riqueza do país a longo prazo para as futuras gerações.

Em vez de usar esse dinheiro imediatamente, a regra geral é que o governo norueguês pode sacar apenas uma pequena porção do fundo por ano para financiar gastos públicos, como saúde, educação e infraestrutura. Essa porcentagem é definida com base no rendimento real esperado do fundo, e geralmente é de cerca de 3%. A maior parte dos rendimentos e a totalidade do capital original permanecem investidos.

Isso garante que o fundo continue a crescer ao longo do tempo, gerando retornos que beneficiarão a Noruega mesmo quando suas reservas de petróleo e gás se esgotarem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima