Escolas Psicológicas

A psicologia, como ciência, se desenvolveu a partir de diferentes abordagens e perspectivas sobre o que estudar e como estudar a mente e o comportamento humano. Essas abordagens deram origem às chamadas Escolas Psicológicas, que são conjuntos de teorias, métodos e princípios que orientam a pesquisa e a prática em psicologia.

É importante notar que, embora algumas dessas escolas tenham sido dominantes em certas épocas, a psicologia moderna muitas vezes adota uma perspectiva eclética, combinando elementos de diferentes abordagens para uma compreensão mais completa do indivíduo.


 

Principais Escolas Psicológicas:

 

 

1. Estruturalismo

 

  • Fundador: Wilhelm Wundt (considerado o “pai da psicologia experimental”) e Edward Titchener.
  • Foco: Desmembrar os processos mentais conscientes em seus elementos mais básicos, como sensações, sentimentos e imagens. Utilizavam a introspecção controlada como método principal, onde os indivíduos relatavam suas experiências internas de forma detalhada.
  • Contribuição: Estabeleceu a psicologia como uma ciência experimental, com foco em métodos sistemáticos.

 

2. Funcionalismo

 

  • Fundadores: William James é o principal expoente, influenciado por John Dewey e James Rowland Angell.
  • Foco: Ao invés de se preocupar com a estrutura da mente, o funcionalismo buscava entender a função dos processos mentais e como eles ajudam os indivíduos a se adaptar ao ambiente. Qual é o propósito do pensamento, da emoção, da memória?
  • Contribuição: Abriu caminho para a psicologia aplicada, com interesse em áreas como educação e desenvolvimento infantil.

 

3. Psicanálise

 

  • Fundador: Sigmund Freud.
  • Foco: A psicanálise revolucionou a compreensão da mente ao postular a existência do inconsciente. Freud acreditava que grande parte do nosso comportamento, pensamentos e sentimentos são influenciados por desejos, conflitos e memórias reprimidas que operam fora da nossa consciência. Conceitos como id, ego, superego, complexo de Édipo e mecanismos de defesa são centrais.
  • Método: Associação livre, interpretação de sonhos e análise de atos falhos.
  • Contribuição: Influência profunda na cultura popular, na compreensão da personalidade e no desenvolvimento de terapias focadas no acesso ao inconsciente. Posteriormente, outros teóricos como Carl Jung, Alfred Adler e Melanie Klein desenvolveram suas próprias vertentes da psicanálise.

 

4. Behaviorismo

 

  • Principais nomes: John B. Watson, Ivan Pavlov (com o condicionamento clássico) e B.F. Skinner (com o condicionamento operante).
  • Foco: O behaviorismo surgiu como uma reação à introspecção e ao estudo da mente, propondo que a psicologia deveria se concentrar apenas no comportamento observável e mensurável. Acreditavam que o comportamento é aprendido através da interação com o ambiente, por meio de processos de condicionamento.
  • Contribuição: Rigor científico na pesquisa psicológica, desenvolvimento de terapias comportamentais e grande influência na educação e no treinamento.

 

5. Psicologia da Gestalt

 

  • Principais nomes: Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka.
  • Foco: A palavra “Gestalt” significa “forma” ou “todo”. Essa escola se opôs ao estruturalismo ao argumentar que a mente percebe o todo e não apenas as partes isoladas. “O todo é maior que a soma das partes”. Eles estudaram a percepção, a resolução de problemas e a cognição, enfatizando como organizamos as informações em padrões significativos.
  • Contribuição: Importância para a compreensão da percepção visual e cognitiva, e influenciou a terapia Gestalt (embora com nuances diferentes).

 

6. Humanismo

 

  • Principais nomes: Abraham Maslow e Carl Rogers.
  • Foco: O humanismo surgiu como uma “terceira força” na psicologia, criticando o determinismo da psicanálise e o reducionismo do behaviorismo. Enfatiza o potencial humano para o crescimento, a autorrealização, o livre-arbítrio e a singularidade do indivíduo. Acreditam que as pessoas são inerentemente boas e buscam significado e propósito na vida.
  • Contribuição: Desenvolvimento de terapias centradas no cliente, foco na empatia e aceitação incondicional, e valorização da experiência subjetiva.

 

7. Psicologia Cognitiva

 

  • Principais nomes: Ulric Neisser, Jean Piaget (com o desenvolvimento cognitivo), Aaron Beck e Albert Ellis (com a terapia cognitivo-comportamental).
  • Foco: Retornou o interesse da psicologia para os processos mentais internos, como percepção, memória, atenção, linguagem, resolução de problemas e tomada de decisão. A mente é vista como um processador de informações, similar a um computador.
  • Contribuição: Base para a terapia cognitivo-comportamental (TCC), grande avanço na compreensão de como pensamos e aprendemos, e forte conexão com as neurociências.

Cada uma dessas escolas deixou um legado duradouro na psicologia, moldando a forma como compreendemos a mente humana e o comportamento. A psicologia contemporânea frequentemente integra insights de múltiplas escolas para abordar a complexidade do ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima