Matéria, Pensamento e a Construção da Realidade: Um Olhar à Luz do Espiritismo, da Ciência e da Filosofia

Sumário

SEU PENSAMENTO É MATÉRIA? 🤔 A resposta pode te surpreender!

Exploramos no blog como a ciência, o espiritismo e a filosofia se encontram para desvendar a verdadeira natureza da matéria, da energia e do poder ilimitado da sua mente.

Leia o artigo completo e comece a construir uma nova realidade.

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Sumário

 

  1. A Matéria: Do Tangível ao Universal
    • 1.1. O Que é Matéria?
    • 1.2. A Perspectiva Espírita: O Fluido Cósmico Universal
    • 1.3. Matéria Ponderável (Tangível) e Imponderável (Etérea)
    • 1.4. Os Estados da Matéria e a Tabela Periódica: O Olhar da Ciência
  2. O Pensamento e Sua Natureza
    • 2.1. Pensamento é Matéria? Pensamento é Energia?
    • 2.2. A Questão Filosófica e Científica: Somos o que Pensamos?
    • 2.3. Fluido e Energia no Espiritismo: Uma Distinção Necessária
  3. A Mente que Modela: Forma-Pensamento e Ideoplastia
    • 3.1. O Mundo Material é uma Forma-Pensamento?
    • 3.2. O Que é Forma-Pensamento?
    • 3.3. Ideoplastia e a Materialização da Matéria
  4. Conclusão: Fronteiras do Conhecimento
    • 4.1. O Objeto de Estudo da Ciência
    • 4.2. O Objeto de Estudo do Espiritismo

 

1. A Matéria: Do Tangível ao Universal

 

 

1.1. O Que é Matéria?

 

Na visão tradicional da Ciência, matéria é tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço. É composta por átomos e moléculas e apresenta-se, em nosso mundo, nos estados sólido, líquido, gasoso e plasma. É o universo palpável que podemos medir e estudar através dos nossos sentidos e instrumentos.

 

1.2. A Perspectiva Espírita: O Fluido Cósmico Universal

 

O Espiritismo, codificado por Allan Kardec, amplia este conceito. Segundo O Livro dos Espíritos e A Gênese, a matéria é resultante de um Elemento Único Universal: o Fluido Cósmico Universal (FCU). O FCU é a matéria elementar primitiva, a mãe fecunda de todas as coisas, dispersa pelo Universo. Dele, por meio de modificações e transformações, derivam todos os corpos da Natureza.

O FCU não é o Espírito (Princípio Inteligente), nem Deus (Princípio Criador), mas o intermediário entre ambos, sendo o elemento base de toda a criação.

 

1.3. Matéria Ponderável (Tangível) e Imponderável (Etérea)

 

O Fluido Cósmico Universal se manifesta em dois estados principais:

  • Matéria Ponderável (Materialização): É a matéria tangível, pesada (dotada de peso ou gravidade, como a entendemos na Terra). Inclui a matéria que forma o nosso corpo físico e a dos corpos celestes.
  • Matéria Imponderável (Eterização): É o estado primitivo e normal do FCU, extremamente sutil e etéreo, “imponderável” (sem peso para nossos sentidos). Constitui a base para os fluidos espirituais e o perispírito (o corpo fluídico do Espírito). A transição entre os dois estados não é brusca, sendo os fluidos imponderáveis da Terra um termo médio.

 

1.4. Os Estados da Matéria e a Tabela Periódica: O Olhar da Ciência

 

A Ciência estuda os elementos químicos da Tabela Periódica e seus diversos estados (sólido, líquido, gasoso, plasma), que são manifestações da matéria ponderável. Para o Espiritismo, estes corpos que a Química classifica como “simples” são, na verdade, transformações da matéria primitiva, o FCU, demonstrando a inumerável variedade que ela assume. O FCU, portanto, é a base fundamental que a Ciência explora em suas manifestações mais densas.

 

2. O Pensamento e Sua Natureza

 

 

2.1. Pensamento é Matéria? Pensamento é Energia?

 

A Doutrina Espírita esclarece que o pensamento é um atributo do Espírito (a alma) e é inseparável dele. Não é matéria em sua essência, mas a alma que pensa. Contudo, quando o pensamento é emitido, ele se veicula através de um tipo de matéria sutil: o Fluido Cósmico Universal, especialmente em seu estado etéreo (imponderável).

André Luiz, no campo da literatura espírita, afirma que o pensamento é substância ou matéria mental. Isso significa que o pensamento não é a matéria densa, mas a força, o molde, que atua sobre o fluido para criar, registrar e transmitir informações. Ele é a força que modela a substância sutil do mundo espiritual.

 

2.2. A Questão Filosófica e Científica: Somos o que Pensamos?

 

Filosoficamente, a máxima “Somos o que pensamos” ressoa com a ideia de que nossos pensamentos moldam nossa realidade e nosso caráter. A Ciência (particularmente a neurociência e a psicologia) estuda a influência do pensamento e das emoções na saúde física e mental (psicossomática).

Para o Espiritismo, essa afirmação ganha um sentido literal e profundo. O pensamento é o princípio motor da ação e se expressa através de vibrações fluídicas. A qualidade do nosso pensamento – de amor, ódio, medo, fé – determina a qualidade do fluido que emitimos e atraímos (sintonia), afetando nosso perispírito, nossa saúde e o ambiente ao nosso redor.

 

2.3. Fluido e Energia no Espiritismo: Uma Distinção Necessária

 

Embora os termos sejam usados de forma análoga no cotidiano, na Doutrina Espírita:

  • Fluido (como o FCU) é a matéria elementar, a substância. É o meio, o veículo, a base plástica que pode ser modificada.
  • Energia (como a Força Vital ou a Força do Pensamento) é a força, o movimento, o agente que atua sobre o fluido. É o que o Espírito e Deus empregam para dar impulsão e modificar a matéria fluídica.

O pensamento do Espírito é a energia (força psíquica) que utiliza o fluido (matéria mental/FCU) como veículo de transmissão e material de construção.

 

3. A Mente que Modela: Forma-Pensamento e Ideoplastia

 

 

3.1. O Mundo Material é uma Forma-Pensamento?

 

O mundo material, em sua essência, não é uma forma-pensamento, mas sim uma condensação do Fluido Cósmico Universal, regido pelas Leis de Deus. Contudo, em esferas mais sutis ou em fenômenos específicos, o pensamento exerce um poder imenso sobre a matéria.

 

3.2. O Que é Forma-Pensamento?

 

Forma-pensamento é o nome dado às criações fluídicas geradas pela força do pensamento e da vontade do Espírito (encarnado ou desencarnado). Como o fluido é maleável, o pensamento, ao ser lançado com intensidade, o molda, criando imagens, objetos ou ambientes fluídicos que refletem a ideia, a emoção ou a intenção do emissor.

Essas formas são reais no plano espiritual, podendo ser percebidas por outros Espíritos ou médiuns videntes, e têm duração e força proporcionais à persistência da mente que as gerou.

 

3.3. Ideoplastia e a Materialização da Matéria

 

A Ideoplastia (do grego: ideia + modelagem) é o processo pelo qual a mente (o Eu) modela os fluidos. É a capacidade do pensamento de exercer ação sobre a matéria.

A ideoplastia é o princípio por trás:

  1. Da Materialização da Matéria: Em fenômenos mediúnicos de materialização, o Espírito (e o médium) utiliza a força do pensamento e o ectoplasma (um fluido semimaterial do médium) para condensar o Fluido Cósmico Universal, tornando a matéria imponderável em ponderável (visível e tangível).
  2. Da Criação das Formas-Pensamento: Ambientes espirituais, objetos e até aparências (como as do perispírito) são criados ou modificados pela força ideoplástica do Espírito.

O princípio de que “a mente cria a própria realidade” manifesta-se no Espiritismo através desta lei: o pensamento, sendo força, modela o fluido, a matéria.

 

4. Conclusão: Fronteiras do Conhecimento

 

A busca pelo conhecimento da matéria e do pensamento é incessante e complementar.

 

4.1. O Objeto de Estudo da Ciência

 

A Ciência estuda o universo das Leis Físicas, a matéria ponderável (tangível), a energia em suas manifestações mensuráveis, e os fenômenos do pensamento estritamente ligados ao cérebro físico (neurociência). Seu método é a observação, a experimentação e a reprodução dos fatos.

 

4.2. O Objeto de Estudo do Espiritismo

 

O Espiritismo estuda as Leis Morais, as relações entre o Espírito e a Matéria, o Fluido Cósmico Universal em seus estados etéreos e densos, e o Pensamento como atributo da Alma, que persiste à morte do corpo e atua sobre o mundo fluídico. Seu método é a observação dos fatos mediúnicos e a concordância universal dos ensinamentos dos Espíritos.

Unir Ciência, Filosofia e Espiritismo é um convite à compreensão de que a realidade é mais vasta do que a matéria percebida pelos sentidos, e que o poder do nosso pensamento é a chave para moldar não apenas nosso destino moral, mas também a sutil matéria que nos cerca.

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