Comece pelo começo! Faça um Brainstorming, reúna todas as suas ideias e pensamentos de forma aleatória. Isso mesmo, vá colocando no papel tudo e comece a aprender a fazer perguntas. Anote as perguntas, pois saber fazer as perguntas é uma habilidade poderosa. Pode acreditar!
Tudo começa com um amontoado de ideias, pensamentos e perguntas. As respostas virão com o tempo!
Construir um negócio digital de sucesso pode parecer uma jornada complexa, mas, na realidade, a base de tudo está em responder a algumas perguntas essenciais. Antes de pensar em estratégias mirabolantes ou ferramentas avançadas, é preciso olhar para dentro e definir quem você é, o que você oferece e para quem.
Este guia prático foi criado para te ajudar a organizar suas ideias e dar o primeiro passo com segurança e clareza. Vamos juntos?
Passo 1: O fundamento de tudo – Autoconhecimento e Autenticidade
A primeira etapa do seu negócio digital não tem a ver com tecnologia ou vendas, mas com você. Um “One Person Business” ou negócio de uma pessoa só, começa com a sua identidade.
- Quem sou eu e qual a minha história? Essa é a sua identidade. Responda a essas perguntas com verdade. O que você já fez, quais são suas formações e experiências? Sua história é a sua maior vantagem competitiva, porque é única.
- Qual será a minha nova identidade? A identidade não é algo estático, fixo e imutável. Entenda que mudamos de acordo com nossos pensamentos e ações. Pense no futuro. Qual a identidade que você quer construir no digital? Como que tipo de profissional você quer ser visto? O processo de criação de uma nova identidade começa no plano mental, mas se materializa com ações. A identidade se transforma e ela não é inventada, é construída. Você, hoje, é a mesma pessoa que era há 10 ou 20 anos. Pare um pouco e faça uma viagem no tempo! Fez? Gostou do que viu? Você mudou, não é mesmo? Que bom! O nome disso é evolução, estamos sempre progredindo.
- O que posso entregar de valor? Reflita sobre as dores e necessidades que você já atende e quais gostaria de atender. O seu negócio deve ser uma solução para um problema real das pessoas.
A autenticidade é a chave. As pessoas se conectam emocionalmente com a verdade, a simplicidade e a humildade. Não crie um personagem. Seja transparente em tudo o que fizer, e sua marca será construída sobre uma base sólida e inabalável.
Passo 2: Definindo seus entregáveis e modelo de negócio
Com a sua identidade e nova identidade definidas, é hora de pensar no que você vai oferecer ao mundo. Seus produtos ou serviços são a sua forma de gerar valor e receita.
- O que vou vender? O que você vai entregar de valor para a sociedade?
- Serviços, Infoprodutos ou Produtos Físicos? Para um negócio digital, o foco em serviços e infoprodutos (como e-books, cursos online e mentorias) é o ideal. A estrutura para esse tipo de negócio é diferente daquela de um e-commerce de produtos físicos, pois a entrega é inteiramente digital, o que reduz custos e complexidade logística.
- O que já está validado? O que você já faz que gera dinheiro, rendimentos que pagam as suas contas? Se você já presta serviços e eles são remunerados, isso significa que seu trabalho é valorizado e que você tem um talento validado.
A partir daqui, o foco deve ser criar uma estrutura para que mais pessoas saibam o que você faz e como você pode ajudá-las. Você pode usar isso como um início simples para se conhecer melhor e, também, para entender o ambiente onde vai atuar (o digital), para descobrir o que tem e o que lhe falta, e com esse processo, começar a adquirir conhecimentos, habilidades e desenvolver ações práticas para criar e manter suas estruturas digitais funcionando e ativas.
Passo 3: O seu ponto de partida digital
A base de qualquer estratégia de sucesso no digital é a produção de conteúdo. É ele que atrai, engaja e educa sua audiência, transformando desconhecidos (público frio) em clientes ativos (público quente ativado). Um público quente ativado é aquele que lhe conhece, segue, consome os seus conteúdos, compra seus serviços e infoprodutos e, não apenas isso, que teve a vida transformada pelo valor que você foi capaz de entregar. Isso é o mais importante! Entregue valor, uma transformação real, dinheiro é só dinheiro. A mudança está em se tornar alguém tão interessante, que entrega tanto valor, que as pessoas queiram estar por perto e sejam transformadas a partir do seu exemplo e de suas ações, com sua produção autoral, sua vida. Sua jornada é capaz de influenciar positivamente milhares e até milhões de pessoas. Acredite nisso!
- A importância do Blog: Um blog é a estrutura mínima essencial para o seu negócio digital. Ele funciona como o seu “centro de comando”, onde você pode reunir todo o seu conteúdo, direcionar tráfego e construir um relacionamento duradouro com a sua audiência. Além disso, é para o seu blog que outros sites vão apontar seus links de entrada (backlinks), o que melhora seu posicionamento no Google.
- O desafio da produção de conteúdo: Para ter um blog, você precisa se expor ao desafio de criar conteúdo de forma constante e consistente. Isso não só ajuda a organizar suas ideias, mas também a se manter em um processo contínuo de aprendizado. Lembre-se, um bom conteúdo é a base de qualquer estratégia digital.
- Conteúdo como Storytelling: Ao produzir artigos, você está documentando a sua jornada e os seus melhores esforços. As pessoas se conectam emocionalmente com histórias. Se você está empreendendo no digital, sua jornada é o seu melhor storytelling.
Passo 4: Onde seu negócio se encaixa
Para ter clareza sobre a gestão do seu futuro negócio, é fundamental entender suas quatro áreas essenciais:
- Infraestrutura e Automação: A base tecnológica do seu negócio, incluindo site, e-mail marketing e gestão de ferramentas.
- Comercial: O setor responsável por atrair e converter clientes, especialmente em vendas consultivas.
- Atendimento ao Cliente: A área que garante suporte e satisfação após a venda.
- Criativo: O coração do negócio, responsável pela criação de conteúdo e produtos.
Começar sozinho é possível, mas com o tempo, a sua meta deve ser a de construir uma equipe, mesmo que pequena, para cuidar de cada uma dessas áreas. Isso permitirá que você foque no que faz de melhor.
A jornada de construir um negócio digital é um processo contínuo de aprendizado e evolução. O ponto de partida é o autoconhecimento e a coragem de começar. E então, pronto para dar o primeiro passo?