Tráfego gratuito e orgânico é a mesma coisa?

Não, tráfego gratuito e tráfego orgânico não são a mesma coisa, embora o tráfego orgânico seja um tipo de tráfego gratuito. A diferença principal está na sua origem.

 

Tráfego Gratuito

 

O tráfego gratuito engloba qualquer visita ao seu site pela qual você não pagou diretamente. Isso inclui diversas fontes, como:

  • Tráfego orgânico: Pessoas que encontram seu site através de resultados de pesquisa em buscadores como Google, Bing, etc.
  • Tráfego de referência (ou de indicação): Visitantes que chegam de outro site que colocou um link para o seu.
  • Tráfego direto: Pessoas que digitam a URL do seu site diretamente no navegador.
  • Tráfego de redes sociais: Visitantes que chegam através de posts não pagos (orgânicos) em plataformas como Facebook, Instagram ou LinkedIn.
  • Email marketing: Visitantes que clicam em um link na sua newsletter ou em um email promocional.

 

Tráfego Orgânico

 

O tráfego orgânico é uma categoria específica e valiosa de tráfego gratuito. Ele se refere exclusivamente às visitas que vêm de motores de busca. Quando alguém pesquisa algo no Google e clica no seu link que aparece nos resultados não pagos, essa visita é considerada tráfego orgânico.


 

Resumo da diferença

 

Para simplificar:

  • Tráfego gratuito é o termo genérico para todo tráfego que não custa dinheiro.
  • Tráfego orgânico é a fonte mais comum de tráfego gratuito e está diretamente relacionada com a otimização para motores de busca (SEO).

Portanto, todo tráfego orgânico é gratuito, mas nem todo tráfego gratuito é orgânico.

E aí? Você já sabia disso? Tem mais alguma dúvida sobre Marketing Digital? Me conta aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima